Institucional

ISHTAR – ESPAÇO PARA GESTANTES

A História do Ishtar



O Ishtar - Espaço para Gestantes iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2007 com a união de três amigas em torno de um mesmo ideal. As suas próprias experiências de maternidade foram o pivô dessa união. Cada uma vivenciou a gestação, parto e maternidade de uma forma diferente de acordo com seus conhecimentos e instintos. Mas uma coisa foi comum às três: a vontade de parir e criar seus filhos de uma forma mais respeitosa, humanizada. Ao perceberam que esse desejo é bastante comum e crescente – apesar de difícil de concretizar na realidade brasileira atual - decidiram criar um grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, na zona sul de Recife.















(Thayssa, Ana, AnaLu)



Ishtar era o nome pelo qual os acádios e, posteriormente, os assírio-babilônios chamavam a deusa suméria Inanna, personificação do planeta Vênus, era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra.

No Espaço Ishtar as famílias gestantes podem fazer preparação física e psicológica para o parto e pós-parto, bem como trocar experiências sobre amamentação e cuidado de filhos, e assim terem a oportunidade de tomar decisões mais conscientes e verdadeiramente protagonizar os seus partos e sua maternidade.











Em Divinópolis o Ishtar nasceu com o trabalho de Rebeca, doula, e Mateus, enfermeiro obstetra. Rebeca acompanhou a fundação do Ishtar Recife e, sendo amiga das fundadoras, se identificavam com  sua proposta e tinham o desejo de começar um grupo de apoio mais focado no empoderamento feminino, que aprofundasse nos assuntos relacionados ao universo gestação / parto. O grupo é dinâmico, tendo formato de roda ou contando com aulas de profissionais diversos contribuindo com o tema.



1º Encontro do Ishtar Divinópolis - 22-09-2011




O Ishtar conta hoje com 28 grupos presenciais e gratuitos em 8 Estados: Recife, Belém, Rio de Janeiro (Rio, Niteói, Cabo Frio, Caxias, Nova Iguaçu), Brasília, interior de São Paulo (Cerquilho e Sorocaba), Minas Gerais (BH e Divinópolis) e Fortaleza.


Objetivos do Ishtar


O principal objetivo das reuniões do Ishtar - Espaço para Gestantes é:discutir com base em evidências científicas, o processo de gestação, desde a concepção até o momento do parto, bem como a participação do pai durante a gravidez, fase de amamentação e cuidados com o bebê. Também são consideradas as experiências pessoais das organizadoras e dos participantes do grupo e aqueles que trabalham neste projeto o fazem em regime de voluntariado.


Assim, os objetivos deste projeto são:
Fomentar discussões de temas sobre gravidez, parto, amamentação e cuidados com o bebê;Promover interação entre as participantes e seus cônjuges/ companheiros/ acompanhantes, a fim de que esses participem ativamente do processo da gestação da mulher;Auxiliar as gestantes na escolha do tipo de parto através de esclarecimentos, palestras, vídeos, leituras e relatos de vivências;Orientar as gestantes na preparação para a amamentação e cuidados com o bebê;Promover um maior conhecimento e participação das gestantes durante as diferentes fases da gravidez, incentivando a troca de experiências pessoais, com o intuito de diminuir as dúvidas e ansiedade desse momento especial para cada uma.

Alinhamento com a Rede Parto do Princípio


O Ishtar é um GAPP (grupo apoiado pela Parto do Princípio) e por isso oferece reuniões gratuitas e periódicas e promover discussões sobre gravidez e parto baseadas nos seguintes princípios e valores:
Incentivo ao parto normal e natural;Incentivo ao trabalho de enfermeiras obstetras, obstetrizes, parteiras e doulas;Incentivo ao atendimento multidisciplinar a gestantes, parturientes e puérperas;Incentivo à desmedicalização do parto;Incentivo ao parto domiciliar, casas de parto e à humanização do atendimento e da ambientação hospitalar;Incentivo ao uso das melhores evidências na prática obstétrica e à observância das recomendações da Organização Mundial da Saúde;Incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e misto até 2 anos de idade ou mais.(fonte: http://www.partodoprincipio.com.br/conteudo.php?src=serumgapp&ext=html)


Logomarca e Identidade Visual

A logomarca do Ishtar foi construída por Patrícia Merlin e significa uma lua cheia (o círculo), uma placenta (árvore da vida) e as três fundadoras do primeiro Ishtar (bolinhas laranjas espaçadas em triângulo).








Nenhum comentário:

Postar um comentário